14.11.09

Quiche Lorraine


Quiche Lorraine é a forma tradicional de quiche originado da região francesa de Lorraine. A receita nasceu na região alemã de Lothringer durante a era medieval. Os alemães chamavam essa torta aberta de de Kuchen, que significava simplesmente "torta". Em seguida Kuchen passou a ser chamada de Kúche, e eventualmente de Kische. Quando os franceses conquistaram a região de Lothringer, eles renomearam adicionando a palavra Lorraine e a pronuncia tradicional de Kische foi adaptada para a lingua francesa passando a ser chamada de Quiche. Uma receita tradicional de Quiche Lorraine para duas pessoas envolve os seguintes ingredientes:

Massa:
6 colheres de sopa de manteiga
1/3 de xícara de água
3/4 de xícara de farinha
uma pitada de sal

Recheio:
3/4 de xícara de bacon picado
3 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de creme de leite fresco
5 ovos
sal a gosto

Modo de preparo
Massa:
1- Em uma tigela, adicione todos os ingredientes e misture bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele uma bola com a massa.

2- Embrulhe a massa em papel filme e leve à geladeira por 10 minutos.

3- Em uma superfície lisa e enfarinhada, abra a massa com o auxílio de um rolo.

4- Unte e enfarinhe uma forma de 20 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais da forma com a massa.

Recheio:

Leve o bacon picado ao fogo para dourar. Escorra a gordura e espalhe os pedaços de bacon sobre a massa. Bata o Creme de Leite com os ovos. Despeje a mistura de ovos e creme sobre o bacon. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, cobrindo com pedacinhos de manteiga para dourar. Sirva bem quente.

Obs. A receita original de Quiche Lorraine não leva queijo no recheio, mas acho que é uma regrinha que vale a pena quebrar. Algumas variações envolvem a adição de queijo Gruyére (Quiche au Gruyére) ou até mesmo de cebola picada (Quiche Alsacienne). É uma receita versátil e saborosa. Bom apetite!

Fonte: Wisegeek (what is quiche lorraine?)

Nenhum comentário: