O Goulasch (ou Goulash, em português) é um ensopado clássico da Hungria, marcado pelo uso generoso de páprica e carnes macias. Sua história remonta aos pastores nômades que cozinhavam carne e cebolas em grandes caldeirões sobre fogueiras, criando um prato reconfortante para enfrentar os climas rigorosos das planícies húngaras. Com o tempo, esse ensopado evoluiu para incluir especiarias e legumes, difundindo-se pelos países da Europa Central. Hoje, o Goulasch é reconhecido mundialmente como uma preparação saborosa e acolhedora, que combina simplicidade e intensidade de sabores.
Embora existam diversas variações regionais — algumas mais líquidas, quase como uma sopa, e outras bem espessas, lembrando um cozido —, todas têm em comum a páprica como ingrediente essencial. A seguir, você confere a receita original que destaca a essência do Goulasch húngaro e honra séculos de tradição na cozinha.
Receita Original de Goulasch
Ingredientes
Para a carne e legumes:
- 1 kg de carne bovina (acém, coxão duro ou paleta) em cubos médios
- 2 cebolas grandes, picadas
- 2 dentes de alho, picados
- 2 colheres (sopa) de páprica doce húngara (ou páprica doce de boa qualidade)
- 1 colher (chá) de páprica picante (opcional, se gostar de um toque mais forte)
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal ou banha
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate (opcional)
- 2 cenouras médias, em rodelas grossas
- 2 batatas grandes, em cubos (opcional, caso queira deixar o prato mais encorpado)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para o caldo:
- Aproximadamente 1 litro de caldo de carne (ou água quente, se preferir)
- 1 folha de louro
- 1 colher (chá) de cominho em pó (ou a gosto)
(Rendimento: serve de 4 a 6 pessoas, dependendo dos acompanhamentos.)
Modo de Preparo
Preparo inicial da carne:
Seque os cubos de carne com papel-toalha para retirar o excesso de umidade. Isso ajuda a manter a temperatura da panela e favorece o dourado.Dourando os aromáticos:
Em uma panela de fundo grosso (ou caldeirão, mantendo a tradição), aqueça o óleo em fogo médio-alto. Adicione a cebola picada e refogue até que comece a ficar translúcida. Em seguida, acrescente o alho e mexa rapidamente para evitar queimar.Selando a carne:
Adicione os cubos de carne e deixe dourar de todos os lados. Esse processo realça o sabor. Tempere com uma pitada de sal e pimenta, tomando cuidado para não colocar muito sal logo de início, pois o caldo também pode conter sódio.Incorporando as especiarias:
Baixe o fogo para médio. Acrescente as pápricas (doce e picante, se for o caso) e mexa para envolver bem a carne. Adicionar a páprica neste momento é fundamental para que ela libere seus óleos essenciais e sabor característico. Porém, não deixe fritar demais para evitar sabor amargo.Formando o molho:
Se desejar usar extrato de tomate, esse é o momento de incorporá-lo, mexendo bem. Em seguida, despeje lentamente o caldo de carne (ou água quente), raspando o fundo da panela para soltar o “fundo” que se formou ao dourar a carne.Adicionando legumes e temperos:
Coloque as cenouras, a folha de louro e o cominho em pó na panela. Se quiser um Goulasch mais encorpado, adicione as batatas. Mexa tudo e deixe ferver em fogo baixo com a panela semi-tampada por aproximadamente 1 hora e meia a 2 horas, ou até que a carne fique macia. Se o líquido reduzir muito, adicione mais caldo ou água quente.Ajuste final de sabor:
Prove o ensopado e corrija o sal, a pimenta e, se desejar, mais um toque de páprica para intensificar o sabor. A consistência ideal do Goulasch é levemente cremosa, porém ainda fluida, sem ser tão espessa quanto um guisado comum.
Variações
- Goulasch soproso: Algumas regiões preferem o Goulasch mais líquido, lembrando uma sopa. Nesse caso, basta adicionar mais caldo e servir com pão para mergulhar.
- Guarnições: Tradicionalmente, serve-se com pão branco, macarrão estilo spätzle ou até mesmo arroz. Para um toque húngaro mais autêntico, experimente finalizar com uma colherada de creme de leite azedo (sour cream) e salsinha picada.
O Goulasch é um prato rico em história e sabor, perfeito para dias mais frios ou quando se deseja uma refeição reconfortante. Sua preparação lenta e a presença marcante da páprica são características inconfundíveis do ensopado húngaro. Se você testar esta receita original, compartilhe suas impressões nos comentários! Conte se ajustou o nível de picância, se preferiu acrescentar as batatas ou se adicionou algum toque pessoal. Viva os sabores do leste europeu na sua cozinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário