6.11.07

PostHeaderIcon Alfajor Argentino



Ingredientes

Massa:

- 250 g de manteiga
- 1 xícara (chá) de açúcar (160 g)
- 3 gemas
- 2 ½ xícaras (chá) de amido de milho (250 g)
- 1 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (180 g)
- ½ xícara (chá) de Cacau em Pó (36 g)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (café) de aroma de baunilha
- 1 colher (sopa) de conhaque
- raspas de 1 limão

Recheio:

- 400 g de doce de leite pastoso
- 1 colher (sopa) de conhaque

Cobertura:
- 750 g de Cobertura de Chocolate Branco picado

Modo de Preparo

1. Prepare a massa: bata a manteiga e o açúcar e, sem parar de bater, acrescente as gemas uma a uma, até obter um creme esbranquiçado e leve. Acrescente então o amido de milho, a farinha, o cacau, o bicarbonato, o fermento, o aroma de baunilha, o conhaque e as raspas de limão. Misture até formar uma massa homogênea, cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 10 minutos.

2. Polvilhe uma superfície limpa e seca com farinha de trigo e abra a massa com a ajuda de um rolo até ficar com uma espessura de 3 mm, como massa de biscoito. Corte a massa em quadradinhos de 2,5 cm. Acomode-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Preaqueça o forno a 180ºC e asse por cerca de 15 minutos ou até começar a dourar. Retire do forno e com a ajuda de uma espátula, coloque os quadrados sobre uma grelha para esfriar.

3. Para o recheio, reduza o doce de leite: coloque-o em uma panela e leve em fogo médio mexendo sempre, para não grudar, por 5 minutos ou até que o doce esteja bem firme. Junte o conhaque e mexa bem. Espalhe o recheio sobre a massa fria e, em seguida, feche-a, formando uma espécie de "sanduíche".

4. Cobertura: derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas, na potência média por cerca de 4 minutos, mexendo na metade do tempo. Transfira para um outro refratário limpo e seco, coloque este sobre uma travessa com água fria. Mexa continuamente, resfriando-o por igual. Você saberá o ponto certo para banhar quando colocar uma porção de chocolate sob os lábios e sentir que ele está "frio". Com o auxílio de um garfo, mergulhe cada alfajor no chocolate temperado, escorra os excessos e leve à geladeira por 5 a 10 minutos, o suficiente para secar. Sirva em seguida ou guarde envoltos em celofane ou filme plástico. Conserve os alfajores em lugar fresco e arejado.

Fonte: Garoto

14 comentários:

cibele disse...

Excelente!
Realmente a receita preserva as caracteristicas e o verdadeiro sabor do Alfajor.
Bjus

Tiné disse...

Olá

Realmente a receita faz juz ao nome do blog,
Parabéns!
Eliana.

maria disse...

Receita maravilhosa!Testei e aprovei.
Parabens

Bells disse...

ficou perfeito !!!

Cinthya disse...

Eu queria saber quantos Alfajors essa receita rende. Pois estou achando a muito a quantidade de chocolate, e queria começar fazendo poucos pra ver se acerto.
Obrigado

Bombons Delícia disse...

mas na foto tem redondo e diz pra cortar em quadrados. Nunca vi alfajor quadrados...

Bru disse...

Receita maravilhosa =)

gaby disse...

Olá estar receita é realmente,maravilhosa obrigado!!!jus

Joyce disse...

Eu fiz a receita e é realmente boa,fiz os alfajores em formato de coração. A quantidade de chocolate é suficiente para cobrir e a massa rende muito, quem for fazer faça em menos quantidade.

Danielle disse...

Achei que a massa ficou muito grudenta, mesmo deixando na geladeira por 40 minutos!! Tive que acrescentar mais umas 4 xícaras de farinha de trigo, aí sim deu a liga para abrir a massa... Sugiro acrescentar mais xícaras de farinha até dar essa liga... mas ficou DELICIOSO...(palavra de descendente de argentino...)

papion kraft disse...

eu fiz e ficou esfarelando. alguem sabe me dizer porque e como posso fazer pra corrigir???

papion kraft disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rafaela ester disse...

adorei, porem os meus biscoitos com bicarbonato ficam amargos!!! pq?? eu nao coloco mais,ecoloco leite gelado, (6cl p esta receita) e acerto na farinha a textura, fica com gostinho de biscoito de leite.....

janaina sk disse...

Voo fazer conto se deu certo depois

Você quer fazer aquela receita clássica, mas tudo o que encontra na internet são variações? Então você veio ao lugar certo. Somente receitas originais, tratadas com o respeito que todo clássico merece. =)

Compre

Vinhos & Cia - Submarino.com.br

Busca

Carregando...

Seguidores

Siga também!

Follow Saudelicioso
Ocorreu um erro neste gadget
back to top